oi,oi,oi,oi,oi,oi,oi |
Agitação excessiva
Todos já vimos cães agitados sendo eles nossos ou de outras pessoas.
São aqueles que correm,pulam,latem,gritam,ate mesmo mordem para ter a atenção da pessoa em questão.
Este tipo de cão e a própria definição de "Superatividade".
Quando um cão mostra tanta agitação,não se tem um controle e isso pode trazer perigos para o cão e para o humano.
Perigos para o cão
Pode trazer doenças precoces como:
ansiedade,nervosismo,mutilação pela ansiedade,roídas em excesso entre outras.
O cão que pula pode machucar patas e as costas se ele acidentalmente escorregar ou causando luxações por pulos excessivos.
Perigos para o Humano
As garras podem arranhar o humano.
Se o cão for de porte grande ele pode derrubar a pessoas trazendo algum tipo de lesão ou pode derrubar algum móvel na pessoa.
Quando o humano e o líder da matilha,tem que passar confiança conjunta com uma energia calma e submissa quando esta voltando do trabalho por exemplo.
Quando isso e feito o humano logo pensa que o cão vai ficar triste,mas confie no que te digo,ele pode não parecer tão feliz quando você queria,mas um cão que observa e respeita seu líder e um cão muito,muito feliz pois esta calmo e sem doenças precoces.
As causas da agitação excessiva
Muitas vezes esse mal comportamento é causado por dois motivos: Brincadeiras com agitação excessiva e carinho mal direcionado.
Geralmente um cão "superativo" não faz exercícios suficientes,mesmo o cão sendo agitado não quer dizer que ele esteja fazendo exercícios,geralmente ao invés de fazer algo para interromper,os donos fazem o oposto,incentivando-o.
E natural do ser humano atribuir emoções humanas aos cães,por isso ao ver o cão pulando feito doido quando voltamos para casa pensamos que ele esta muito feliz em nos ver.
E por que não pensaríamos isso?
O ser humano fica muito feliz e pula quando ganha um dinheiro inesperado por exemplo,ou quando seu time de coração marca um gol.
Então,quando chegamos em casa o cão pula e grita para dar as boas vidas,e a nossa reação e falar com o cão,como se ele entendesse,damos carinho etc.
Mas o que realmente estamos fazendo e dar uma recompensa a um cão agitado e ansioso,e ele recebe a seguinte mensagem "Continue assim,gosto do que você esta fazendo,gosto quando você fica ansioso"
Diminuindo a agitação excessiva
Agora que já sabemos o que o cão pensa quando danos algum tipo de recompensa quando ele esta agitado vou dar algumas dicas.
O primeiro passo para diminuir este tipo de problema e ignorar o cão quando ele esta tendo algum tipo de comportamento inadequado.
Quando chegar do trabalho você deve ignorar totalmente o cão se ele estiver pulando,gritando,ou girando,não olhe,não de carinho,não fale, em geral não comprimente seu cão quando ele estiver agitado.
Em vez de cumprimenta-lo faça o que normalmente você faria se ele não estive em casa naquele momento,largue o que estiver levando,tome água se estiver com sede,é o mais importante,comprimente seu cão apenas quando ele se acalmar.
Estas pequenas mudanças te trarão grande benefícios,mas para você ter 100% de resultados positivos todas as pessoas que tem contato com seu cão devem aplicar estas mudanças,inclusive visitantes.
Pessoas que tem apenas contato com seu cão em praças e parques geralmente não se importam com este tipo de comportamento,pois não convivem diariamente com seu cão,elas dão carinho agitam ainda mais seu cão ate conversam com seu cão,mais saiba que este tipo de atenção fara com que seu cão fique agitado perto de pessoas que não são do seu convívio,então ou você fala para a pessoa como ela deve agir e explique que nem você nem o cão vão ficar tristes, ou evite o contato do seu cão com pessoas com este tipo de energia.
Quando você esta voltando do trabalho e uma ótima oportunidade para ver que tipo de energia você passa para seu cão.
O cão e o espelho do dono! Você costuma ficar agitado ou ansioso facilmente?
Se a resposta for sim o seu cão vai refletir isso. Gritar ou falar alto,estar sempre com presa,ser muito ansioso ou agitado,tudo isso fara com que o cão entenda que é assim que esta matilha se comporta.
Queimando a energia em excesso.
Você precisa queimar a energia do seu cão de alguma maneira.
Uma boa maneira de queimar energia do seu cão e levando-o para passear,se ele ficar agitado tente dar uma tarefa para ele,como por exemplo levar sua ração e/ou água em uma mochila.
Por mais que pareça,a agitação em excesso não e inofensiva.
A longo prazo essa agitação se torna um problema,então ensine seu cão a cumprimentá-lo de maneira calma e submissa.
O seu cão pode canalizar essa energia em algo saudável.
O cão que pula,grita,late e chora pode parecer feliz,mas isso e uma percepção humana.
Um cão feliz e um cão equilibrado e calmo.
whats: 51/91107592 dionata adestrador
Facebook: dionata adestramento
trabalho em porto alegre
Nenhum comentário:
Postar um comentário